quarta-feira, 15 de abril de 2009

Projeto ADOTEI - Hoje são Eles, Amanhã pode ser um de Nós


Histórico do surgimento do projeto (quando surgiu, porque? Justificativa da escolha)



Projeto “Adotei: hoje são eles, amanhã pode ser um de nós” -Um breve histórico.
O Projeto pedagógico de nossa escola ,a EE Barão de Piracicaba, é embasado na busca da sensibilidade do alunado no que diz respeito a sua conscientização como cidadão atuante no contexto da realidade em que vive, para poder assim, possibilitar seu crescimento interior, intelectual e social.
Assim sendo, O Projeto “Adotei: hoje são eles, amanhã pode ser um de nós” nasceu de uma vertente do “Projeto Gincana Amigos Passeando” que é realizado há cinco anos por esta U. E que desenvolve um trabalho social e de cidadania gerando assim muitos frutos.
Durante as visitas realizadas pela escola às instituições atendidas pelo projeto Amigos Passeando, a instituição “Pensionato El’ Shadai” chamou a atenção dos participantes pelo atendimento que faz a idosos, pessoas com distúrbio mental e outras que foram acolhidas por viverem nas ruas.Todos chamam a responsável, carinhosamente por Mãe.Um lugar onde quem pode pagar e quem não pode pagar fica, mesmo com toda carência material que a instituição sofre.
Essa instituição vive de doações e os internos que possuem alguma renda,pagam um salário mínimo. Uma das pessoas que vive no El Shadai é um professor com problemas emocionais ,que veio da cidade de Piracicaba e foi deixado pela família nesta instituição.Durante uma visita o mesmo foi reconhecido por uma de nossas professoras, por terem lecionado vários anos juntos,fato este que comoveu os professores e alunos que perceberam na fala do mesmo a tristeza e a necessidade de carinho,amor e atenção que muitas vezes são verbalizadas pelas pessoas que são deixadas por seus familiares nas casas de repouso e que na atualidade atinge todas as classes sociais..
A discussão do fato gerou o projeto “Adotei : hoje são eles,amanhã pode ser um de nós”,que viu a possibilidade de um trabalho de conscientização ,de responsabilidade social, incentivo ao voluntariado e cidadania que de forma abrangente poderia atingir toda a comunidade escolar em uma reflexão sobre a importância da família , do respeito ao próximo ,da oferta de possibilidades de geração de renda para os internos e da percepção de que o tempo passa para todos e que o futuro pode nos reservar surpresas, se a escola , família e comunidade não trabalharem valores na formação dos indivíduos .
O projeto acontece através de um cronograma trabalho onde as diversas classes e turmas farão visitas ao pensionato El’ Shadai, para vivenciarem a realidade das pessoas que ali vivem, fazendo uma troca de experiências através de atividades culturais, artesanais, lúdicas e teatrais (orientados pelos professores).
Também estão previstas atividades relacionadas às pessoas atendidas pelo “Centro Dia do Idoso”(instituição mantida pela Prefeitura Municipal de Rio Claro,)e com o “Instituto Estrela da Esperança” (Entidade sem fins lucrativos)que atende pessoas com problemas mentais,fazendo um trabalho voltado a inclusão dessas pessoas ao mercado de trabalho; nas duas instituições as pessoas permanecem com atividades durante o dia e no final da tarde retornam para seus lares.Para o fechamento do projeto,os alunos das diversas classes e séries participarão de um. Fórum de discussão para refletirem sobre as diversas realidades ,tendo como contraponto a realidade do “El Shadai” ,onde as pessoas são internas e a realidade do Centro Dia do Idoso e do Instituto Estrela da Esperança que possibilitam um espaço de inclusão e que de maneira geral,também facilitam a vida dos familiares que necessitam trabalhar e não podem cuidar dos mesmos durante o dia.

11 comentários:

  1. Nossa!
    Esse projeto esta otimo
    muito bonito, os alunos estão bem interesados,
    tudo muito bom.
    Não vejo a hora que chegue a vez das 7º series participarem também

    ResponderExcluir
  2. È bom mesmo , eu fui com a minha clase e adorei.Gostaria muito de ir novamente é muito emocionante.
    Você sai de lá novo , com novas ídeias e novos pensamentos , porque as veses nos não damos valor a nossa vida, e eles mesmo as que as veses eles sentem saudades de seus parentes etc , eles são felizes.

    ResponderExcluir
  3. A melhora da educação passa por atitudes de cidadania e amor ao próximo.Todos estão de Parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Este novo projeto do Barão Adotei esta muito legal...Para mostrar para todos como um simples jesto pode fazer a vida de alguem muito melhor.Muda os pensamentos de algumas pessoas que pensam diferente.Sou da 7ª e nao vejo a hora de chegar nossa vez de participar dessa ação,Este projeto mostra que todos devemos ter amor ao próximo não somente pensar em nós mesmo!Espero que esse projeto continue e que todos colaborem...

    ResponderExcluir
  5. Adorei,continuem assim!!!!!!!!!!!!!!
    Nina

    ResponderExcluir
  6. [b]Adoreiiii...osite de vcs é bem legal...
    A e tb adorei as fotos*--*

    ResponderExcluir
  7. O planeta está precisando de atitudes cm essa da escola, parabéns!!!Plantamos amor, colhemos amor...

    ResponderExcluir
  8. Eu acho este projeto ótimo, pois além de estarmos colaborando com a instituição, estamos sendo grande amigos para essas pessoas ou até mesmo uma grande família!

    ResponderExcluir
  9. esse projeto deve ser muito bom
    ñ vejo a hora q chegue na 7ºsérie

    ResponderExcluir
  10. Queridos do Barão, como é bom ver nossa escola com esse projeto. São nessas ações que nossa escola se diferem das demais. Sucesso meus queridos e meu orgulho.

    Glauce

    ResponderExcluir
  11. adorei este projetoo assim crianças teram mais interece aoo BARAO minha escola do s2

    ResponderExcluir